400

As contagens de participantes em acontecimentos de rua, nunca é muito fácil, e é frequente a disparidade nos números. Mas na passada 6ª feira, o número avançado por muitos parece ser consensual – 400 participantes na Massa Crítica. Quatrocentos. Muita gente… sinal de que a mudança está a acontecer. Infelizmente não me foi possível estar presente. Mas os relatos e as imagens são muitas – basta passear um pouco pela blogoesfera ou pelo Facebook, para chocarmos com muita informação sobre este acontecimento. E muita discussão também. Um dos grandes problemas, tem a ver com julgar o todo pela parte – ou seja, os comportamentos de uns, podem por vezes contaminar a percepção que se possa ter deste passeio, que acontece todas as últimas 6ªs de cada mês. Nunca estaremos todos de acordo sobre quais os moldes que a Massa Crítica deveria ter. Nunca. Só posso dizer duas coisas, ambas apelando ao bom senso: evitem atitudes de que se possam arrepender mais tarde, e tenham tolerância pela diferença.

Quanto a imagens, deixo-vos com algumas das fotos que o Alexandre Páris tirou, e que gentilmente aceitou que eu as publicasse aqui – obrigado!

Fica também este video que me chegou pela mão do António Cruz, mas ao que parece será do Paulo Vieira (quem o partilhou primeiro na lista da MC):

Leave a Reply