Celebração do movimento Cycle Chic – a “maioridade”

Faz hoje um ano que publiquei o primeiro artigo aqui no Lisbon Cycle Chic.

DSC_5420

Nesse artigo, realcei a importancia e influência que o movimento Cycle Chic tem na promoção da bicicleta como meio de transporte. Na semana passada, a agência Extanz publicou a lista dos 50 blogues de bicicletas mais influentes do mundo. Para além de o Copenhagen Cycle Chic encabeçar a lista (em 2010 estava em 9º lugar), eles dedicaram grande parte do artigo a falar sobre o movimento global, o crescimento que teve, e a influência que tem. Na lista,  o “alter ego” de Mikael Colville-Andersen, Copenhagenize está em 3º lugar – e há mais 11 sites da Cycle Chic Network* a constar da mesma. Se a isto somarmos mais uns tantos que não sendo parte do “grupo”, são francamente inspirados, percebemos que a influência deste movimento é massiva. Já expliquei o porquê, mas é sempre bom repetir – enquanto a maior parte dos blogs de bicicletas, só interessam a quem já se interessa por bicicletas, o movimento Cycle Chic desperta interesse não só a alguns desses, mas a todo um universo de pessoas a quem a bicicleta (ainda) lhes diz pouco. E são estes que importa “aliciar”. Pois só aqui se consegue arranjar novos utilizadores de bicicleta.

“The Photo That Launched a Million Bicycles” by Mikael Colville-Andersen

The Photo That Launched a Million Bicycles

E se queremos “vender” algo (neste caso, promover a bicicleta), é melhor fazê-lo com imagens visualmente agradáveis – algo que o mundo do Marketing&Publicidade há muito nos ensina!

Um outro aspecto importante que o artigo menciona, tem a ver com o facto de pelo menos 11 dos blogs nesta lista serem geridos por mulheres. Acredito que a paridade de género é fundamental para uma sociedade equilibrada (e falo de uma paridade natural, e não imposta), por isso no meio ciclístico, tão dominado pelos homens nos países onde a utilização da bicicleta é mais reduzida, urge que essa paridade se verifique quanto antes. No Facebook, o Lisbon Cycle Chic tem na sua audiência, 42% de mulheres e 54% de homens – um valor bastante bom, tendo em conta que em Portugal, a grande maioria de utilizadores de bicicleta é masculina!

Hoje não é só o Lisbon Cycle Chic que está de parabéns. Todos os blogues Cycle Chic estão!…

* Para quem quer acompanhar o que se passa no universo Cycle Chic, pode agora fazê-lo a partir deste endereço – a página ainda está em construção, mas permite que, numa olhada rápida, se acompanhe a rede global de blogues Cycle Chic

Leave a Reply