Marginal Sem Carros

Este artigo já vem com uns dias um mês de atraso. De tempos a tempos, a Câmara Municipal de Oeiras fecha a Av. Marginal ao trânsito, e muita gente aproveita para passear um pouco. Um dos aspectos que mais me agrada nestas ocasiões, é o silêncio – apesar de haver muita gente, a ausência de tráfego automóvel traduz-se numa calma fantástica. (Claro está que um pouco mais à frente, isto se perde, pois outro fenómeno dos tempos modernos me tira do sério – a necessidade que há de haver música muito alta em tudo o que é evento. Não tenho nada contra a música em si… mas porque raio tem de estar a um volume que incomoda mais do que diverte?)

No passado dia 12 de Junho, fecharam o trânsito automóvel logo a partir de Algés, ao contrário de outras edições, onde a Marginal apenas era fechada em Caxias. A C.M.O. faz estas iniciativas para promover o exercício físico, mas infelizmente o município carece de um verdadeiro plano de mobilidade e transportes, onde realmente se promovam no dia-a-dia, a pedonalidade e os modos suaves, o transporte colectivo, e onde as pessoas não sejam “obrigadas” a usar tanto o automóvel.

Felizmente em dias como estes, as coisas mudam um pouco, pelo menos na Marginal

DSC_9758 DSC_9777

e ao ver estes grupos de miúdos, só me dava vontade de assobiar isto:

Os meus pequenotes também foram… por vezes lá atrás na minha bicicleta, a maior parte do tempo cada um a pedalar na sua, mas outras vezes “penduravam-se” na bicicleta da mãe.

DSC_9774 DSC_9764 DSC_9775

A T. levou a Specialized que agora anda em testes por cá – como é Verão, e nem sempre se anda em cidade, trata-se de uma Expedition Sport – um pouco mais descontraída que os modelos da Globe que testei antes.

Estava uma manhã fantástica, com muito Sol e uma temperatura bem agradável. Muita gente a pé, mas por todo o lado havia quem tivesse escolhido a bicicleta para ali passear.
DSC_9765 DSC_9771

DSC_9769 DSC_9767

DSC_9766 DSC_9776

A pé ou em cima da bicicleta, esta dupla de mãe e filha (?) estavam entusiasmadíssimas… Esta lindíssima Confersil amarela, não passa despecebida em lado nenhum!
DSC_9761 DSC_9763

Já se vêem muitas vezes forças de segurança em bicicleta, e é bom ver que os Bombeiros também escolhem este meio de transporte.
DSC_9768

Agora só falta esta iniciativa passar a ser mensal…

Leave a Reply