Marquês Down Tunnel

Na passada noite de 21 para 22, integrado nas actividades do Dia Mundial Sem Carros, o famoso túnel do Marquês (o local mais poluído de Portugal), foi encerrado ao trânsito, e aberto a veículos sem motor – skates, patins, trotinetes… e claro bicicletas! No site da associação que organizou o evento, a Ideia Veloz (em colaboração com a CML), podia-se ler:

Acreditamos que há outras formas de nos movermos nos meios urbanos.
Acreditamos que é possível usar meios de transporte mais ecológicos.
Acreditamos que uma vida em Lisboa mais calma, limpa e sustentável é possível.

Foi uma noite com um feeling especial… muito boa disposição e adrenalina de sobra (não esquecer que o túnel, tem uma secção cuja inclinação é de 9%). Foi uma noite de pura diversão, onde as culturas e subculturas urbanas se reuniram numa festa. Não ouve conflitos, não houve acidentes graves – apenas muita gente a celebrar de uma forma diferente.

.

.

.

O António Cruz, esteve lá com o seu sempre fantástico Sound System a animar as hostes (tenho mesmo de melhorar o meu – além de tocar baixinho, a meio da noite já não tinha baterias). Valeu-lhe o prémio do “eco-veículo mais original”. Um dia em grande para o António, que à tarde já tinha sido galardoado com um Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” da FPCUB.

No final, depois de já ter descido duas vezes com o meu “autocarro” a velocidades que o Radar não deixaria passar impunes (ooops), fiz a descida com muita calma, e acompanhado por mais gente, numa de style over speed. A filmagem não é grande coisa, mas dá para ter uma (muito pequena) ideia do ambiente que por lá se vivia:

3 Respostas a “Marquês Down Tunnel

  1. Muito fixe! A noite e o vídeo! 🙂

  2. Que grande maluqueira! Simplesmente brutal. 😀

    E que pena que eu já tenho de não ter lá aparecido. Foi mesmo por pura “preguiça” de ficar acordado até tão tarde a meio de uma semana de trabalho. 🙁

  3. […] nesse pouco, algumas coisas positivas aconteceram. Começou de madrugada, com o Marquês Down Tunnel, um evento que já aqui mostrei. Foi também o último dia da aventura de Paulo Guerra dos Santos […]

Leave a Reply