O convite da Carla

Foi ontem publicado na página da SIC, um artigo da autoria da Carla Castelo – “E se pedalássemos esta bicicleta?”. Jornalista deste canal de televisão (Economia Verde, Terra Alerta, etc) a Carla é das pessoas mais sérias com quem tenho tido a oportunidade de lidar nesta área – infelizmente o jornalismo em Portugal anda pelas ruas da amargura, e é bom saber que há gente neste campo a marcar a diferença (e já vão sendo alguns). E como é alguém virada para as questões do ambiente, sustentabilidade, etc, só temos a ganhar com isto. A Carla também gosta de bicicletas (só podia) e já aqui publiquei umas linhas da sua autoria.

FotoCC_pLisbonCycleChic

Voltando ao artigo (muito bem escrito), o mesmo foca-se na mudança de atitudes necessária e no apelo à nossa humanidade, civismo e bom senso. Apenas isso. Podem mudar as leis, podem criar milhentas condições, se a cabeça das pessoas não mudar, de pouco adianta! Deixo aqui algumas linhas para ficar o bichinho:

“Deixemo-nos de automobilistas para aqui e ciclistas para ali.(…) 

Cada peão ou cada ciclista é uma pessoa que poderia ser o filho, a mãe, a irmã, ou o avô de quem está ao volante. É preciso que os automobilistas não esqueçam a sua condição humana quando entram na máquina, potencialmente mortífera, que é o automóvel.”

Vão lá ler o resto. Escusado será dizer que devem divulgar este texto por todo o lado e mais algum.

Obrigado Carla. E obrigado a todos de antemão, pois sei que não vão deixar de partilhar.

A propósito das alterações ao CE, de mau jornalismo, de comentadores menos esclarecidos ou “desinformadores”, a FPCUB publicou um comunicado que também recomendo a leitura. E já agora, vejam também o folheto elaborado pela ANSR, com colaboração da FPCUB, onde as referidas alterações bem como diversas regras aplicadas aos velocípedes são explicadas.

2 Respostas a “O convite da Carla

  1. Muito Bom, obrigado e eu vo compartilhá-lo.

  2. Obrigada Miguel! Ainda não tinha lido 🙂

Leave a Reply