Uma bicicleta com uma Missão

“PODE UMA BICICLETA COMPENSAR TUDO O QUE UM CARRO FEZ?

DEPOIS DE UMA VIDA PARADOS NO TRÂNSITO E A QUEIMAR COMBUSTÍVEL,TODOS OS CARROS ACABAM DA MESMA FORMA. PARADOS NA SUCATA. NÃO PODEMOS MUDAR O SEU PASSADO. MAS ESTAMOS A COMPENSÁ-LO NO PRESENTE E NO FUTURO UTILIZANDO A SUCATA DE UM CARRO PARA CONSTRUIR UMA BICICLETA. ASSIM COMEÇOU O PROJECTO.”

DSC_5079 DSC_5015

Já consegui experimentar a CARMA. Já tinha passado antes no Velocité Café mas sem sorte, pois não estava lá. Mas na 6ª feira passada pude fazer-me à ciclovia aos pedais desta máquina. Uma bicicleta com uma missão…

Não vou alongar-me muito sobre a bicicleta em si, nem sobre o projecto… tudo o que há para saber pode ser lido na página respectiva. É uma bicicleta diferente de todas as outras, uma experiência única, nem melhor nem pior… diferente! Muito diferente!

DSC_5033

Depois de umas voltas nas Avenidas Novas, dei um salto aos jardins da Gulbenkian para a poder retratar devidamente

DSC_5044 DSC_5052 DSC_5060

DSC_5106

E já teve a sua dose de fama, e se de início os media nacionais lhe deram algum destaque, já conseguiu chamar à atenção do  Treehugger, um dos sites internacionais mais visitados na àrea do ambiente. Mas acredito que ainda muito mais se vai falar desta iniciativa.

DSC_5112 DSC_5120

A Carma está a concorrer ao Cycling Visionaries Awards, da Velocity de Vienna – ainda podem votar durante o dia de hoje, para que este projecto nacional possa ainda ter mais destaque! (há outro projecto Português também a concurso – o Jornal Pedal – votem nos dois!)

DSC_5142 DSC_5145

Antes de a devolver, tira-se o autoretrato da praxe… e lá ficou ela à espera do próximo utilizador! Não foram muitos os kms que acrescentei ao GPS instalado na bicicleta, mas como ainda vai estar por lá mais alguns dias, aproveitem vocês para “compensar” um pouco mais!…

Entretanto, divirtam-se a ver a curta metragem:

“CARMA, O PROJECTO

ESTE PROJECTO COMEÇA COM UMA BICICLETA QUE NÃO É APENAS UMA BICICLETA.
UMA BICICLETA QUE É FEITA COM PEÇAS DA SUCATA DE UM CARRO.

ASSIM NASCEU A CARMA.
UMA BICICLETA COM O KARMA DE UM CARRO E COM UMA MISSÃO: COMPENSAR OS KMS POR ELE PERCORRIDOS. É POR ISSO QUE A CARMA NÃO É PARA VENDER, COMPRAR OU PARA DOAR. FOI FEITA PARA ANDAR E POR ISSO NÃO É SÓ NOSSA. É TUA.
É DE TODOS QUE QUEIRAM CONTRIBUIR PARA OS KMS QUE ELA TEM PARA COMPENSAR ANDANDO NELA. 159.761 KMS, PARA SERMOS PRECISOS. A CARMA É UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA O AMBIENTE. PARA A ECONOMIA. PARA A MOBILIDADE. PARA AS PESSOAS. PARA O MUNDO.”

A Carma é um projecto da revista B – Cultura da Bicicleta, em parceria com a Rcicla, Rasto, entre outros parceiros.

 

Leave a Reply