Bicicletas no Bairro

Estas últimas semanas, têm sido uma loucura de eventos ciclísticos. Este Sábado foi dia de irmos até ao Bairro Alto, e inseridos nas comemorações dos 499 anos, celebrarmos a pedalar. O tempo parecia incerto, mas acabou por não chover – mas isto, juntamente com os inúmeros acontecimentos ciclísticos que aconteceram neste dia (e têm acontecido, quase diariamente  contribuíram para que a afluência não fosse tão elevada como o costume. Ainda assim, foi chegando gente ao Largo Camões, e o ambiente foi-se compondo.

DSC_1306 DSC_1411

A iniciativa tinha este concurso – cada um fazia de modelo com a sua bicicleta por uns instantes, e o/a protagonista da foto mais votada ganha um jantar para dois, oferecido pela Associação de Comerciantes do Bairro Alto.

DSC_1369 DSC_1346

DSC_1333 DSC_1363 DSC_1313

Podem encontrar as fotos todas na página da iniciativa no Facebook. Vão lá ver, e votem na que gostarem mais. As votações decorrem até 22 de Dezembro, dia em que será anunciada a foto vencedora.

Apesar do tempo escuro e frio, o ambiente esteve sempre animado e todos bem dispostos!

DSC_1393 DSC_1388

Tivemos direito a banda para animar a festa – o que chamou depois ainda mais gente para assistir. Aqui, mais um momento “tenho queda para a bicicleta” a ser registado!

DSC_1375 DSC_1353

Depois do encontro, cantámos os parabéns ao Bairro Alto, e até deu direito a bolo para todos!

DSC_1401

De seguida, subimos até à Rua da Barroca, 110 – onde fica o espaço Bicicletas ao Alto. Na foto, a Sara, o Xavier e a Laura – parte da equipa que tem dinamizado esta ideia!

DSC_1417 DSC_1415

Aqui foi o ponto de partida de um passeio pelas ruas do Bairro, com passagem pelo Miradouro de S. Pedro de Alcântara – uma vista que vale sempre a pena. Mesmo que já seja a milésima vez que a vimos! Lisboa no seu melhor…

DSC_1418 DSC_1429

O Bairro Alto tem estradas de empedrado, tem carris de eléctrico, tem buracos, subidas e descidas… ainda assim, é um local fantástico para uma volta, seja com que bicicleta for, e sem ser necessário qualquer equipamento “especial de corrida”. Andámos todos juntos, em alegre cavaqueira, com o Pedro Carvalho a liderar o grupo, e a mostrar que também nesta zona, Lisboa é ciclável.

DSC_1439 DSC_1441 DSC_1442

E enquanto uns passeavam, outros optaram por ficar a ver as bicicletas passar 😉

DSC_1431 DSC_1425

O passeio terminou no ponto de partida, para mais uns dedos de conversa e convívio animado.

DSC_1445 DSC_1446

Como disse  antes, isto tem sido uma “lufa-lufa” de acontecimentos ligados ao pedal – passeios e mais passeios, festas, encontros, debates. inaugurações… Aqui e noutros locais de Lisboa, e do país. Inflizmente não consigo ir a todas (que raio, não consigo sequer ir à maioria delas).  No entanto, nos próximos dias ainda há umas tantas actividades planeadas por estas bandas – fiquem atentos, e apareçam no espaço Bicicletas ao Alto.

 

Uma resposta a “Bicicletas no Bairro

  1. Dário diz:

    As fotos estao muito boas,tenho pena de nao ter participado, mas nessa noite estive no bairro e vi por la muitos que ficaram ate mais tarde.
    Continuaçao de um exelente trabalho.
    Cumprimentos

Deixar uma resposta