Eric Britton

Para muitos que se interessam pelas temáticas da mobilidade sustentável, já certamente ouviram falar no Eric. Mentor do projecto World Streets / New Mobility Agenda, pode-se dizer que se alguém tem respostas (ou melhor , perguntas) para o futuro da mobilidade, é ele. Já no ano passado tive oportunidade de o conhecer e ouvir a sua palestra na Conferência sobre Mobilidade organizada pelo IMTT. Simplesmente inspirador. Um americano, que vive actualmente em Paris, e onde se desloca muitas vezes recorrendo às Velib:

Aqui neste video de apenas 30 segundos, podem vê-lo a falar sobre bicicletas de uso partilhado. Concordo plenamente com esta visão para o futuro da mobilidade, baseada não só em bicicletas, mas também em carros e outros veículos partilhados. No futuro das cidades, este será um dos caminhos a seguir – faz todo o sentido! Por cá isto ainda está a dar os primeiros passos, mas Europa fora e nos EUA, as empresas de car-sharing têm crescido a uma velocidade surpreendente.

Pedal Power Doc: Interview with Eric Britton from Cogent Benger on Vimeo.

Este pequeno clip, faz parte do documentário “Pedal Power” que me parece bastante interessante, mas que ainda não tive oportunidade de ver todo.

Bicycling, once seen as a simple pleasure from childhood, has become a political act. For the first time post World War II, the dominance of the automobile is being seriously challenged, with cyclists demanding their share of asphalt real estate from drivers.

From bicycle-mad Paris to rush-hour New York and the back alleys of Toronto, Pedal Power takes a ride through the changing world of bike culture.

Um dos autores do documentário, fala aqui sobre o processo de realização deste filme.

Para já, podem ficar com um resumo de 8 minutos, uma vez que na página da CBC o video completo não está de momento disponível:

O projecto World Streets / New Mobility Agenda, já chegou a Portugal na forma de Blog, e também tem um grupo no Facebook.

Leave a Reply