Cycle Chic Blogger Conference Barcelona 2011

Estive no passado fim de semana em Barcelona, para participar na Conferência de Bloguers Cycle Chic. Uns dias passados numa cidade que se transformou bastante nos últimos anos – Barcelona sempre teve bastante espaço pedonal. Estive lá há cerca de 8 anos, e pude constatar agora que conseguiram subir mais a fasquia, aumentando estas zonas, melhorando as acessibilidades para pessoas de mobilidade reduzida, e a isso tudo, ainda lhe juntaram as bicicletas, com inúmeras infraestruturas dedicadas. Continua a haver carros, e muitos; continua a haver muita coisa longe de perfeita. Mas em 4 anos, a cidade conseguiu abraçar a bicicleta de um modo fantástico, os habitantes (e os turistas) descobriram as virtudes da bicicleta para muitas deslocações, e não tenho dúvidas que as bicicletas partilhadas, tiveram um papel fundamental nisto (fica prometido um post sobre as mesmas).

Na 6ª feira de manhã, o Cycle Chic Breakfast foi um sucesso. Infelizmente, ainda não tinha chegado a Barcelona, pelo que não pude assistir a este evento – espreitem o Cycle Chic Original, ou o de Barcelona, para verem como foi. Ou simplesmente vejam as fotos dos muitos bloguers Cycle Chic presentes:

Como cheguei tarde, o Mikael emprestou-me a bicicleta dele para ir buscar a Brompton, com que andei o fim de semana todo.

DSC_9957 DSC_0069

A bicicleta dele é um protótipo do que será a futura bicicleta Cycle Chic. Andei nela, e promete!

DSC_0084 DSC_0257

Há já dezenas de blogues Cycle Chic por todo o mundo, mas em Barcelona estiveram presentes Copenhaga, Bordeaux, Sydney, Montreal, Vancouver, Rio, Barcelona, Hungria, Dublin, Graz, Paris , e claro, Lisboa. Uma excelente oportunidade para partilhar experiências, trocar ideias, fazer muita fotografia, e conviver! Cycle Chic Style, baby!

DSC_0075 DSC_0076

DSC_0083 DSC_0078

DSC_0202 DSC_0195

DSC_0197 DSC_0206

DSC_0196 DSC_0199 DSC_0189

DSC_0207 DSC_0209

DSC_0201 DSC_0203

DSC_0194 DSC_0200

No Domingo de manhã, participámos na Festa da Bicicleta e dos Patins, onde 15.000 participantes encheram as ruas de Barcelona

DSC_0228 DSC_0236

DSC_0239 DSC_0244

É comum por lá, verem-se duas pessoas a partilhar uma bicicleta. A Anne, de Montreal, juntamente com o nosso anfitrião Joan, mostram aqui como se faz:
DSC_0288 DSC_0263
(também houve tempo para dar um salto à praia)

Terminámos o dia e o fim de semana, com uma Slow Bike Race – esperem pelo video, para perceberem bem do que se trata.

DSC_0354 DSC_0418 DSC_0359
Um obrigado ao Joan, que me recebeu na sua casa com a maior hospitalidade, ao Jordi e à Maria Elisa que também nos acompanharam em Barcelona com simpatia, e á Txell, que se desdobrou em trabalhos para organizar isto tudo.
Por fim, um agradecimento às empresas e entidades que tornaram tudo isto possível: Citybici and Creme Cycles, Hood BikesNooc Fashion and BACC. E à Intemperie, que gentilmente nos emprestou as Bromptons.

7 Respostas a “Cycle Chic Blogger Conference Barcelona 2011

  1. Francisco Bruto da Costa diz:

    Fantástico !
    Adorava ver Lisboa com um cheirinho desse feeling.
    FBC

  2. Não percebo muito bem a questão das bicicletas partilhadas. Isto é, não é o sistema, desse já ouvir falar. São os benefícios efectivos para as pessoas abraçarem a bicicleta como meio de transporte.
    A minha linha de raciocínio, é a seguinte: as pessoas andam de bicicleta porque gostam de bicicletas. E a bicicleta, especialmente usada, não é um investimento assim tão elevado, especialmente se não quisermos um modelo ultra desportivo ou um modelo conceituado de alta qualidade. E com uma pequena quantia, facilmente se equipa uma bicicleta para a cidade.
    Não conheço os efeitos experiência em cidades de outros países, tanto mais que a maioria desses países tinham já hábitos de locomoção em bicicleta. Mas não estou a ver em que medida as bicicletas desempenhem um papel assim tão decisivo, a não ser para os turistas ou para os resistentes temporários, para quem adquirir uma bicicleta, ainda que barata, não faça sentido pela pequena estada.
    Além disso, segundo colhi ao ler sobre a experiência inglesa, as bicicletas são uns “monos” pesados, cheios de publicidade ambulante a uma instituição financeira (pronto, a publicidade é um mal necessário para aquilo existir).
    Será que me podias elucidar sobre isto?

  3. […] e com guarda-lamas (L). Se nos modelos mais antigos, as 6 velocidades não faziam muito sentido (experimentei uma em Barcelona, e pude constatar isso – pouca diferença fazia do modelo de 3 velocidades), com o novo cubo […]

  4. […] será o último artigo sobre a minha viagem a Barcelona. Já falei sobre a conferência em si e outras actividades relacionadas, sobre as Bicing, e sobre os Barceloneses nas suas próprias […]

  5. […] uma apresentação de um dos responsáveis pelo plano de ciclovias de Barcelona (o Joan Valls, que foi meu anfitrião em Junho passado), bem como uma sobre a importância dos sistemas de bicicletas partilhadas, pela Soledad Moreno, […]

  6. […] nossos amigos Húngaros, publicaram agora um video, onde mostram um pouco da cidade que acolheu a Cycle Chic Blogger Conference […]

  7. […] Em Barcelona no ano passado, tive oportunidade de participar no grande torneio da Cycle Chic Republic: […]

Deixar uma resposta