Lojas (I) – Cenas a Pedal

Há muito tempo que ando para criar uma série de artigos, sobre lojas cuja vocação é mais orientada para a bicicleta como meio de transporte. Há centenas de lojas de bicicletas, mas a maioria delas tem a sua actividade centrada no ciclismo desportivo. Há umas que modestamente têm lá um cantinho com uma ou outra bicicleta orientada para a utilização mais utilitária, mas raramente vão mais além do que isso.

Assim, vou aqui fazer uns tantos artigos sobre  este assunto, e vou começar por uma “loja” que foi talvez a mais pioneira nesse sentido. Escrevi loja entre aspas, pois na realidade é uma loja virtual, mas foi a primeira empresa a apostar exclusivamente neste mercado específico.

DSC_6183

A Cenas a Pedal, fundada pela Ana Pereira e pelo Bruno Santos em 2006, aposta numa oferta muito variada de produtos, e muitas das coisas que comercializam, simplesmente não se encontram em mais lado nenhum. Sou cliente deles há algum tempo, onde encomendei o kit Xtracycle – tinha uma bicicleta de BTT, que aos poucos fui modificando para que a mesma ficasse mais utilitária – com a adição do kit, ficou uma verdadeira máquina de transporte de carga e pessoas.

P1070260

Embora seja uma loja on-line, têm um local físico de atendimento, onde montam as bicicletas, e recebem os clientes quando é caso disso. Adicionalmente a empresa tem serviços especializados de consultoria e de formação, aluguer de equipamento, etc.

A Cenas a Pedal, está também por detrás do Bicycle Repair Man – uma inciativa muito original, e que pode fazer toda a diferença a quem anda por Lisboa e se vê confrontado com uma avaria na sua bicicleta.

Na página da empresa, para além dos produtos que comercializam, podem encontrar um manancial de informação preciosa para quem quer utilizar a bicicleta no dia-a-dia, como meio de transporte – destaque especial para o blog, onde regularmente publicam artigos não só sobre a empresa, mas sobre assuntos de interesse para a área.

Empresa promove a bicicleta como meio de transporte quotidiano

Por uma maior qualidade de vida. Para servir quem quer fazer parte da solução e assim minimizar os problemas da sociedade actual: a obesidade e as doenças associadas ao sedentarismo, as alterações climáticas e a poluição atmosférica, o caos no trânsito e a sobreocupação do espaço público pelo automóvel, a sinistralidade rodoviária.

A Cenas a Pedal é uma empresa vocacionada para as soluções de mobilidade sustentável e de lazer activo, e foi fundada no final de 2006 com o objectivo de contribuir para colmatar as enormes lacunas do mercado português na área das bicicletas utilitárias. Sedeada em Oeiras, importa e vende produtos diferentes e inovadores, sob o lema: mobilidade, diversão, estilo.

Ao primeiro e emblemático produto comercializado pela empresa, a bicicleta dobrável Mobiky Genius, juntaram-se os karts KMX, e posteriormente uma série de acessórios como as malas Zwei, a buzina Airzound, o kit FreeRadical, um “reboque sem engate”, da Xtracycle, as RainMates, uma protecção contra a chuva, espelhos retrovisores, etc.

Desde o início de 2007 que disponibiliza um serviço de aluguer de equipamento e animação de eventos com uma frota de karts a pedal. Em meados de 2008 começou a oferecer também serviços qualificados de formação em condução e mecânica e é, neste âmbito, parceira do Município de Aveiro no projecto europeu LIFE CYCLE, e embaixadora do mesmo. A Cenas a Pedal oferece ainda serviços de consultoria especializada na área das infraestruturas para bicicletas e serviços para os seus utilizadores.

Paralelamente à empresa, a Cenas a Pedal produz um blog de referência sobre mobilidade sustentável baseada na bicicleta: notícias, políticas, eventos culturais e desportivos, produtos, iniciativas e movimentos, urbanismo, indústria, ambiente, e tudo o que tenha a ver com ‘cenas a pedal’ e mobilidade.

A empresa tem participado em diversos eventos públicos desde a sua criação, com vista à divulgação da mesma e à promoção da sua missão, e tem tido eco nos media, na imprensa, na televisão e na web.

Página – http://cenasapedal.com/
Ateliê/showroom e serviços de oficina:
Travessa Henrique Cardoso 55A (Alvalade), 1700-227 Lisboa, PORTUGAL

Tenha atenção aos horários de atendimento presencial no atelier. Não arrisque ir sem os confirmar aqui neste link.

4 Respostas a “Lojas (I) – Cenas a Pedal

  1. Hugo diz:

    Ana e Bruno FTW!

  2. Obrigada pelo post, Miguel! 🙂

    O nosso novo ateliê, com showroom e serviços de oficina (home to the Bicycle Repair Man!) fica na Av. de Álvares Cabral n.º 38 (entre o Jardim da Estrela e o Largo do Rato). Ainda estamos em fase de mudanças, mas já deve estar tudo a funcionar normalmente a partir da próxima 2ª-feira. A festa de inauguração deverá ser no início de Maio. 🙂

    O ateliê será também ponto de encontro para os nossos cursos!

  3. Nuno diz:

    Uma excelente empresa que é uma grande ajuda a quem quer adoptar a bicicleta como meio de transporte – parabéns pela coragem de abrirem caminho para este mercado em Portugal!

Leave a Reply