Bike Buddy

Querem começar a pedalar na cidade, mas as ruas parecem-vos intimidadoras? Ou simplesmente não sabem o melhor caminho a fazer? A partir de hoje têm uma ajuda precisosa: arrancou o projecto Bike Buddy, uma iniciativa da MUBi, que vale a pena conhecer.

O Bike Buddy (BB) é um projecto de mentorado de utilização de bicicleta da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta -, que consiste no aconselhamento e acompanhamento de novos utilizadores de bicicleta nas suas primeiras deslocações em contexto urbano.

O que são os Bike Buddies

São sócios da MUBi que acompanham novos utilizadores nas suas primeiras experiências de bicicleta pela cidade, partilhando a sua experiência, aconselhando novos utilizadores de bicicletas quanto a rotas, equipamento, segurança, legislação, atalhos e truques que permitam facilitar a deslocação de bicicleta pela cidade.

Descrição do serviço

Serviço dirigido a potenciais utilizadores de bicicleta que consiste num tutor temporário que acompanha o utilizador inexperiente durante duas semanas (duas/três vezes por semana) nos trajectos casa-trabalho-casa, com o objectivo de familiarizar o novo utilizador com a bicicleta como meio de transporte em contexto urbano.

O objectivo do BB não é ensinar pessoas a andar de bicicleta. Para recorrer a este serviço é necessário, aliás, ter conhecimento prévio sobre como utilizar eficazmente a bicicleta e, preferencialmente, ter já alguma prática e destreza na condução de bicicleta.

O serviço é prestado a quem quer que o solicite, desde que tenha uma bicicleta em condições de utilização segura.

Este é um serviço prestado pela MUBi de forma gratuita (todos os buddies são voluntários).

Objectivos

Que quem quer começar a andar de bicicleta na cidade sinta que o pode fazer com o acompanhamento e segurança de utilizadores de bicicleta mais experientes. Que isto se possa traduzir em mais gente a andar de bicicleta.

Bike Buddy: De quem e para quem?

Da MUBi para todos.


 

Uma resposta a “Bike Buddy

  1. António diz:

    Boa tarde,

    Desculpem estar a maçar, conhecem na zona de Entrecampos, um lugar seguro para guardar a Bicicleta?
    Estou a perguntar, pois já roubaram 2, em frente a ZON.

    Obrigado pela atenção,
    António Ornelas

Leave a Reply