Ciclista pode ser qualquer um

Esta notícia, não é novidade nenhuma, mas estas campanhas são boas demais para não serem divulgadas. Tive conhecimento das mesmas, há já algum tempo, através do Copenhagen Cycle Chic, e mais recentemente, o blog Eu Pedalo, falou da campanha de Munique.  O conceito por detrás deste tipo de iniciativa, é mostrar que são pessoas normais que andam de bicicleta, apelando assim aos outros que ainda não o fazem. Não estamos a falar de atletas, de minorias excêntricas ou radicais. Esses também andam, mas fazem parte de um todo.

A primeira campanha, foi em 2008, na cidade francesa de Toulousse, e chamava-se “À vélo citoyens!“. Promover a bicicleta, com marketing positivo, alterando hábitos de mobilidade, usando os próprios utilizadores como tema da campanha. O resultado foi uma colecção de fotografias fantásticas de gente comum, nas suas bicicletas:

A campanha levada a cabo pela cidade de Munique, em 2010 – Radlstar ou Estrelas da Bicicleta – foi semelhante:

A produção e o trabalho fotográfico, produziram resultados ainda melhores do que os de Toulousse. O Mikael fez uma compilação de algumas fotos – em todas bem presente, o estilo Cycle Chic:

Para além disso, lançaram um concurso, onde o público votava nas fotos favoritas. No final da votação, fizeram um videos com o perfil dos finalistas. Aqui fica um deles…

Não precisamos de ter uma forma física excepcional, nem precisamos de equipamentos xpto para andar de bicicleta – precisamos apenas de uma!

Nada como marketing positivo para motivar as pessoas.

4 Respostas a “Ciclista pode ser qualquer um

  1. Oeiras Commute diz:

    Muito bom!

  2. […] já uns tempos, falei aqui de dois projectos excelentes de promoção da bicicleta, onde se fotografavam pessoas na rua, nas suas bicicletas, e que basicamente passam esta ideia que […]

  3. […] Velo-city em Sevilha, vi a apresentação do projecto Radlstar de Munique, que faz parte de toda uma campanha que chama a esta cidade a Capital da Bicicleta. Para esta […]

  4. […] Cycle Chic Lisboa, promovi um passatempo chamado “Dê a cara pela bicicleta“, cujo conceito não tem nada de novo, e que por cá, quase ao mesmo tempo, também foi alvo de outra iniciativa para parte da […]

Leave a Reply