Bicycle Film Festival – está quase!

O Bicycle Film Festival 2010 está quase a arrancar. Na passada 5ª feira decorreu na Livraria  Ler Devagar, na LX Factory, a apresentação do mesmo, onde foi divulgado o programa completo do festival e de todas as actividades associadas. Estive lá, e posso-vos dizer que o festival promete.

Para além dos filmes que serão projectados no Teatro Cinearte (Largo de Santos), irão decorrer uma série de eventos muito interessantes:

Começa logo no dia 7, com a Aeolian Ride, uma performance criada por Jessica Findley, onde vários ciclistas, vestidos com uns fatos iluminados e insuflados com o vento, percorrem as ruas de Lisboa (17h30, Largo de Camões).

Na Sexta-Feira às 17h, terá lugar também na Livraria Ler Devagar, a Conferência “Itinerantes em Bicicleta”, onde vários viajantes vão falar das suas experiências.

No sábado será a vez da corrida Alley Cat Lisboa 2010 – uma corrida em circuito urbano, com muita adrenalina, e onde certamente os homens da Camisola Amarela não vão querer ficar para trás. (14h00, Praça do Município)

No Domingo, começa com o Passeio UpTown (em colaboração com a FPCUB ) – será um passeio pela cidade, num percurso seleccionado para mostrar como a bicicleta consegue levar-nos aos sítios mais interessantes da cidade (9h30, Rossio). Teremos também uma Street Party, com demonstrações de BMX e Bike Polo, e Oficina Aberta (14h30, Largo de Santos).

Todos os dias haverá ainda uma After Party ao final do dia.

Podem descarregar o flyer em PDF aqui, onde encontram o programa completo para este excelente fim -de-semana de celebração das bicicletas, da 7ª arte e da cultura urbana.

O festival foi criado por Brendt Barbur, na sequência de um atropelamento que foi vítima, enquanto pedalava nas ruas de Nova Iorque. Quis tornar essa sua experiência negativa, em algo positivo, e a partir de umas festas com os amigos onde projectavam filmes relacionados com bicicletas, surgiu o festival. O BFF tem sido um agente catalisador na divulgação da cultura urbana da bicicleta e actualmente conta com edições em 40 cidades, 37 países e 4 continentes – este ano, pela segunda vez, chega a Lisboa. A organização é da responsabilidade da Cooperativa Post, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, e conta com o apoio de inúmeras outras entidades. À frente do projecto está o Sandro D. Araújo, que com a ajuda do António Cruz entre outros, estão a fazer um trabalho excelente para nos trazer este festival.

Não faltem!

2 Respostas a “Bicycle Film Festival – está quase!

  1. casainho diz:

    Eu vou caraças!!!! 🙂

  2. Diogo diz:

    Esse passeio Uptown, no domingo, qualquer pessoa pode participar?

Leave a Reply