A Bicicleta e a Cidade

Organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e pela associação “A Contramano”, esta será a 8ª edição do Congresso, que se realiza de 2 em 2 anos, alternando entre Espanha e Portugal (onde  já teve lugar em Lisboa,  Aveiro, Oeiras e Vilamoura) – em 2012, regressa a Portugal, e terá lugar na Vila da Murtosa, um dos locais do país onde mais se anda de bicicleta no dia-a-dia.

Mas neste fim de semana, estarei lá em Sevilha, onde irei participar na comissão de trabalho “En bicicleta hacia una nueva cultura de la movilidad”. Vou em nome da FPCUB, e a minha apresentação será subordinada ao tema da promoção da mobilidade em bicicleta – falarei portanto, de Cycle Chic e não só.

Podem consultar o programa, onde irão encontrar os nomes de quem vai partilhar as suas ideias e quais os temas – Portugal far-se-á representar em diversas comunicações, pela voz de  Jose Manuel Caetano, Pedro Roque, Nuno Xavier, Paulo Gouxa, entre outros. Para além dos participantes espanhóis e portugueses, estarão também presentes algumas personalidades internacionais, de destacar Bernhard Ensink (Secretario da European Cyclist Federation). Será ainda feita a apresentação do Velo-City 2011, o evento europeu mais marcante na área da mobilidade em bicicleta, e que terá palco em Sevilha no próximo ano (este ano foi em Copenhaga, mas com escala mundial – Velo-City Global 2010.

Mais informações sobre o que irá acontecer em Sevilha neste fim de semana,, podem ser encontradas na página do Congresso

Estou bastante curioso para testemunhar o crescimento do uso da bicicleta em Sevilha – a última vez que lá estive foi há 5 anos, e embora se vissem algumas bicicletas, não era nada de extraordinário – os relatos mais recentes, apontam para um crescimento enorme da cena urbana em bicicleta nesta cidade – que tem também um Cycle Chic, pronto a arrancar:

3 Respostas a “A Bicicleta e a Cidade

  1. Confirmo o facto de Sevilha ter crescido bastante relativamente ao uso da bicicleta devido ao facto de terem criado condições para que tal pudesse vir a acontecer.

    Bonito cartaz o do congresso!

  2. […] com imagens dos outros). Isto vai precisamente de encontro ao que disse, na palestra que dei no Congresso em Sevilha – promover a bicicleta de um modo positivo, com linguagem e estética apuradas, apelando às […]

  3. […] passou mais de uma semana desde que estive em Sevilha, para o 8ºCongresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”. Foi um Fim-de-Semana bastante proveitoso. Para além do congresso em si, com inúmeras palestras e […]

Deixar uma resposta